Saiba o que é brunimento nos cilindros

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Saiba o que é brunimento nos cilindros

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O mecânico disse que você tem que fazer brunimento nos cilindros e você não sabe o que é?

Então entenda melhor!

O brunimento do cilindro é uma operação de usinagem para acabamento da superfície interna dos mesmos.

Isso aí, são “riscos” em ângulo, que normalmente podem variar de 90° a 120°. Caso fossem lisas o óleo ia escorrer rapidamente para os anéis e consequentemente até o cárter fazendo assim com que o motor do seu carro trabalhasse sem lubrificação. Por tanto torna-se um processo importante na usinagem.

A máquina de brunir é onde fixamos a ferramenta de brunir e suas principais funções são:

  • Expandir a ferramenta quando necessário
  • Fornecer movimento axial e radial à mesma
  • Refrigerar
  • Lubrificar o processo de brunimento através de um óleo específico para cada tipo de material a ser usinado

A operação de brunimento é realizada em:

  • Cilindro de motores
  • Alojamento de êmbolos hidráulicos
  • Canos de canhão
  • Cilindros de freios tanto cilindro mestre quanto cilindro de roda
  • Cilindro de embreagem
  • Comandos hidraulicos
  • Válvulas
  • Matrizes para parafuso

Durante o giro e avanço, o brunidor é sempre guiado pela peça. O brunimento externo é aplicado na usinagem de eixos e árvores.

O brunimento tem por objetivo corrigir problemas tais como:

  • Diâmetro interno do furo
  • Geometria interna do furo (cilindricidade e circularidade)
  • Acabamento da superfície usinada (ângulo de cruzamento dos riscos e rugosidade);
  • Alinhamento entre furos

É um processo de alta precisão e rápida remoção de material, que pode ser realizado nos mais diferentes tipos de materiais, como :

  • Ferro fundido
  • Aço temperado
  • Aço mole
  • Bronze
  • Latão
  • Cromo duro
  • Cerâmica
  • Alumínio

 

 

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